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O que é automação de marketing e quais as áreas de implementação?

A popularidade da transformação digital é indiscutível, e não é à toa! Dentro do marketing, essa visão revolucionou a comunicação com seu público. Hoje, temos um departamento bombardeado de informações que servirão como insumos para decisões mais seguras.

Entretanto, com tantos dados, gerenciá-los ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil. A automação de marketing entra como uma forma de minimizar o tempo de realização de atividades ligadas a eles. Você sabe, tempo é dinheiro!

Mas o que é automação de marketing realmente? Como implementá-la? Continue a leitura e entenda mais sobre o que estamos falando! 

O que é automação de marketing

A utilização de tecnologias que visam facilitar as atividades do marketing e aumentar o desempenho do time comercial é o que chamamos de automação de marketing.

Por meio dela, a comunicação é orientada a agir de forma personalizada, otimizando o relacionamento entre empresa e cliente e, consequentemente, a receita.

Os benefícios da automação de marketing  

Mesmo que alavancar as vendas seja um dos principais objetivos de qualquer negócio, essa ferramenta proporciona outros importantes resultados, como:

Retenção de clientes  

Uma boa venda não é a garantia que seu cliente retornará a comprar. Alguns fatores fora do seu alcance, como baixo orçamento, por exemplo, distanciam o consumidor de você. É nesse momento que o marketing dispara conteúdos de interesse, marcando presença na memória quando tiver a disponibilidade de comprar novamente. Entretanto, para empresas com grande cartela de clientes, a automação torna esse processo ágil e exato.

Geração de leads qualificados

As campanhas no digital são responsáveis por gerar grandes quantidades de dados de usuários: alguns com potencial de cliente, outros não. Com a automação, é possível realizar a segmentação de forma que, manualmente, não teria tanta precisão para o time comercial. 

Redução de CAC

O custo de aquisição de cliente (CAC) é um indicador que mostra quanto foi gasto para conquistar um novo cliente. Com time de marketing mais ágil e produtivo, campanhas para conquistar novos clientes passam a ter custos menores de produção e mão-de-obra.

Como implantar a automação de marketing

São grandes as possibilidades de áreas que podem vir a ser automatizadas. Para identificar a ideal, é preciso avaliar quais são os resultados que o negócio demanda. Confira alguma delas:

E-mail Marketing

A automação do e-mail marketing possibilita segmentar uma lista de contatos e enviar uma mesma mensagem de uma vez, respeitando o filtro definido para a campanha. Para tornar a estratégia ainda mais eficiente, é possível personalizar o e-mail com nome do receptor, transformando em uma comunicação muito mais próxima ao público-alvo.

Redes Sociais  

Hoje, estar presente nas redes sociais é tido como lei para sobrevivência no mercado. A automação de marketing torna esse processo muito mais prático com o agendamento de postagens, monitoramento dos resultados e a utilização de robôs para comunicar-se com seus seguidores. 

Landing Page  

Essa prática oferece alguns materiais gratuitos — e-books, planilhas, webinars, por exemplo — em troca de informações sobre os usuários que efetuaram o download. Esses dados servirão de base para o time de marketing nutri-lo e direcioná-lo ao fundo do funil.

Uma vez que vivemos na era da informação, impulsionada pela transformação digital, ter a base de dados qualificada é de extrema importância em qualquer empresa. Para isso, invista em ferramentas de automação que facilitem o relacionamento com seu cliente e otimize a gestão de dados. 

Agora que você entende melhor sobre o que é automação de marketing, você está pronto para avançar em relação a esse tema. Siga nossos perfis no Facebook, Twitter e Youtube para ficar por dentro deste assunto. Até logo! 
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