E-mail marketing

O que é GDPR e quais os seus principais impactos no marketing?

Recentemente, o assunto privacidade tomou conta das conversas no segmento da tecnologia. Depois que Mark Zuckerberg precisou depor ao senado americano a respeito da forma que o Facebook utiliza os dados de seus usuários, estava claro que algo havia mudado. Para não ter problemas, você precisa saber o que é GDPR.

Hoje em dia, há cada vez mais serviços que exigem um cadastro e armazenam informações dos seus usuários e, isso também se aplica aos seus envios de e-mail marketing. Você não quer ficar do lado errado desse cenário com a implementação da GDPR.

Trata-se de uma mudança na forma como a lei interage com assuntos relacionados ao armazenamento de dados de usuários. Isso tem um impacto não só em serviços e empresas de tecnologia como também em estratégias de marketing modernas.

O que é GDPR?

A sigla significa General Data Protection Regulation (ou Regulamento Geral de Proteção de Dados). É uma nova lei de privacidade implantada em todos os territórios da União Europeia que entrou em vigor em 2018.

Entre as exigências dessa legislação está a justificativa para o uso dos dados pessoais de usuários de qualquer tipo de serviço, com o intuito de dar a eles mais controle sobre suas próprias informações. Isso vale para toda forma de cadastro na internet, desde um serviço de assinatura como a Netflix, até uma simples caixa de comentários em um blog.

A GDPR tem determinações que vão desde regras a respeito de como obter informações dos usuários, até de que formas se comunicar com eles sobre isso. A lei também exigiu a adaptação de diversas políticas de privacidade para adequarem as suas seções referentes à coleta e armazenamento de dados de usuários.

Quais os impactos da GDPR no marketing?

Diversos segmentos do mercado podem aproveitar benefícios ao incentivar o cadastro do público em banco de dados e enviar conteúdo especializado. No entanto, trata-se de uma dinâmica que é prevista pela GDPR e requer a sua atenção.

Houve um impacto significativo em serviços digitais que se adequaram às normas por contar com uma influência global. Veja a seguir as principais ações que você precisa realizar para adaptar a sua estratégia à GDPR:

  • conte com os meios certos para proteger as informações cedidas pelo seu consumidor;
     
  • deixe bem claro para o usuário qual é a finalidade da captação de dados exigida em seu cadastro, sendo possível antecipar o conteúdo que será enviado, por exemplo;
     
  • é necessário oferecer ao seu público cadastrado os meios adequados para fazer o download de seus dados e requisitar sua remoção da base de contatos;
     
  • o tempo de retenção dessas informações de cadastro deve estar bem especificado no seu site;
     
  • ao conduzir uma captação de leads, deixe em evidência a relevância do cadastro para o conteúdo que desejam acessar.

A não adequação às regras da GDPR pode gerar uma multa correspondente a 4% da receita global anual da empresa ou € 20 milhões, dependendo do que for maior. Pense no impacto severo que essa quantia teria nas finanças da sua empresa. Não vale a pena arriscar, certo?

Por que é importante seguir a GDPR?

Depois de aprender o que é GDPR e de que formas ela impacta o marketing, você deve estar se perguntando por quais motivos se preocupar com ela, já que se trata de uma legislação europeia. No entanto, as coisas não são bem assim.

Ao trabalhar com marketing digital,é sempre importante se lembrar de que estamos lidando com um público global. Por mais que alguém esteja mirando em brasileiros com a sua metodologia, nada impede que um europeu acabe tendo contato com seu conteúdo e se cadastrando para receber mais informações.

Além disso, o regulamento é uma tendência forte que deve influenciar uma legislação específica em território brasileiro. Há cada vez mais preocupação com a segurança dos dados e a sua implantação na Europa servirá como inspiração para vários outros países desenvolverem as suas próprias versões.

Agora que você já compreendeu o que é GDPR e os impactos que ela terá em seu dia a dia, curta a nossa página no Facebook e continue por dentro das últimas notícias sobre tecnologia e marketing.

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